quem estou?

Minha foto
sobre os delírios me deito.....a cama desalinhada me enruga... acordo em seguida.... num pulo percebo que delirar é estar sóbria e ser sóbria é estar atenta aos canais pro delirio do amor que tem no mundo

Visitas ao atalho

click tracking

não há nada de errado com o verão, só o outono que parece apressado

há somente um enfeite nos olhos...o olhar

há somente um enfeite nos olhos...o olhar

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

o nome da beleza

-Prioridades....priorize Marília, sabe diferenciar entusiasmo de prioridade?

-Sim Beto , eu sei a diferença, mas eu me envolvi , acho é culpa da beleza...a gente fica pequena quando a coisa é mais bonita do que parecia antes de reparar.

Os homens sentem a beleza, nós mulheres tragamos o hiato entre o belo e a beleza....A gente esquece ao que se deve o elogio, fica maior , faz mais sentido sendo belo.
É um esfumaçado na visão, parece um cílio perdido na pálpebra o momento em que a beleza se repara .Incomodativa, não dá tempo de olhar inteiro, enorme reflexo perturbando , é agudo, não sossega enquanto a gente não se aproxima dele,do belo da beleza.
O belo não perde a oportunidade de furar os olhos, mesmo quando não quer entrar de vez.

-Marília, isso é atração, conhece esse comportamento humano, ja ouviu falar?
-É atração , mas é um pouco mais demorado que isso, não é uma vitrine Beto, é um parque arborizado sem linha de fuga,sabe?
São toalhas estendidas em gramado.Do alto pequenos quadrados,de perto, frutas cortadas , úmidas, ardentes, salivando em cima da toalha...chegar perto é sem volta.

A beleza é a criança do belo, ela pode até crescer sem implantes,histerias, babados ,sorvetes melados ou disfarces, e ser belo um dia.
Pode até se tornar, mas não é regra da beleza ser o belo.
O belo passa batido, a beleza não, a beleza é estática, invariável,insípida(mesmo em suas insinuações).
Até mesmo o bêbado distraído de cachaça reconhece a beleza.Ela ta ali.
Ver o belo é mais chato.
Parece que gente tem que estar fértil, limpinha, contente de si,feito aquelas campanhias que adoram receber visitas , o blim-blom viváz , como se fosse um despertar pro que vem de fora.
-Mas Marília, o belo ta dentro da gente, fora só tem a identificação...Reparou como eu janto naquele restaurante do começo da Angélica, ha tres anos e sempre acho tudo belíssimo?E você foi lá e disse que parece uma selva!
-Parece mesmo Beto, só que é um restaurante , não uma beleza sem nome, só um restaurante....
-Exatamente, eu vejo o belo ali também, você não, nem a beleza você vê...
Ai... eu acho o máximo almoçar com as paredes cheirando terra, ser recebido por um jardim comprido, tipo um corredor arborizado,cheiro bom, lugar lindo.
-Essa é boa Beto, quem dera eu gastar meu faro do belo num restaurante.Coisa de veado.Vai ver que vc é um jardim cheio de begônias úmidas e paredes desmanchando de barro, e que as suas plantinhas internas procuram sempre uma estufa na hora de se alimentar.Isso é comer Beto!
To precisando dar um nome pra isso que eu to sentindo Beto, é insuportável achar o belo arborizado.Não consigo respirar, como assim arborizado....e é! Me sufocando!

Dia desses eu tava trabalhando, e os olhares também,alguns olhos são passagens compradas na hora,enquanto outros são sem volta...aí um olhar me congelou, ardeu, foi fininho, entrou....Me dei conta.

-Beto , me rasgou, fiquei escancarada e pedi pra sair!
-você fugiu?
-não, eu fingi fugir.

Não vi outra saída , era o belo, eu acho que o procurei , achei..
Quando é beleza a vista, é rápido , nem tem febre , a gente só passa, a beleza passa.
Se congela e dói é porque é belo, aí não dá pra ir embora, não dá pra esquecer, não dá pra reduzir a lembrança.

-Marilia...e se vc voltasse atrás?
-Mas eu nem fui embora Beto, só morri um pouco depois daquele olhar.

Morri morrendo aos poucos, fiquei olhando pra trás até sumir....e não sumia.
Comecei a soluçar,e andar mais rápido até o final da vista, já que agora era menor o rasgo e o belo ja havia me perdido do olhar.

-Mas você disse beleza no começo Má,como você sabe que esse ímã vem do belo?
-O belo com reforços de beleza.
Uma amiga poetisa disse que o Rimbaud disse: "descobriram a eternidade , é o mar encontrando o céu!"
E é quase isso Beto!
-Deixa eu te levar pra almoçar vai, são onze horas .
-Nossa, só pensa em comer Beto, onze horas, cedo demais.
-Quer um pedaço de bolo então?
-De quê?
-Chama Belezinha!
-Não acredito
-Mas é, minha mãe disse que é receita de avô.Que na casa dela os homens faziam bolos mais voluptosos que as mulheres e davam nome.
- Eu quero!


E a beleza passa ....pelo vão dos lugares lotados.O belo fica, é demorado, insistente,forte,extremo ,condensado e sem volta.

-Beto e o nome da beleza , qual é?
-A beleza tem nome composto
-Mas fala
-o nome da beleza é "Avante Perigo"!

Se o belo tá dentro da gente, a beleza deve ficar fora.
Assim como o mar fica fora do céu e não se sabe qual dos dois é mais dentro ou mais lindo....
Beatriz

Nenhum comentário: